Tudo sobre Reforma da Previdência

Os trabalhadores brasileiros estão apreensivos para saber o que vai mudar nas suas vidas profissionais depois que a Reforma da Previdência entrar em vigor. A que mais chama a atenção é a idade em que poderão se aposentar. Saiba mais detalhes sobre a Reforma da Previdência e como isso interfere na tabela INSS 2023 no artigo de hoje!

As mudanças apresentadas pelo Governo com a aprovação da Reforma da Previdência não serão muito benéficas para o trabalhador brasileiro. Uma das mudanças atinge em cheio o período em que o trabalhador poderá pedir a sua aposentadoria.

A maioria dos trabalhadores esperam anos pela tão sonhada aposentadoria. Muitos trabalharam anos a fio a fim de terem a possibilidade de curtir o tempo livre, mas com a aprovação desta reforma, este tempo poderá ser alterado, fazendo com que o cidadão trabalhe mais alguns anos.

No artigo de hoje você vai conferir quais são essas mudanças e, com isso, formar a sua opinião sobre o assunto.

Principais mudanças com a Reforma da Previdência

Infelizmente, como já foi dito, uma das principais mudanças que vai ocorrer com a Reforma da Previdência será em relação ao tempo de contribuição ao INSS do trabalhador.

Confira abaixo algumas prováveis mudanças que serão feitas na vida dos trabalhadores brasileiros:

1. Idade mínima da aposentadoria

Uma das principais mudanças que podem ocorrer é com relação a aposentadoria por idade em que os trabalhadores poderão requerer a aposentadoria. Para homens será de 65 anos e para mulheres será de 62 anos.

Alguns trabalhadores terão essas regras um pouco aliviadas. Para os professores e agricultores familiares a idade será de 60 anos, para policiais civis e federais será de 55 anos.

Policiais militares, bombeiros e militares das Forças Armadas não serão atingidos por essa Reforma.

2. Qual será o tempo de contribuição?

A nossa lei atual requer um tempo de contribuição de apenas 15 anos. Com essa nova reforma, esse tempo aumenta para 25 anos de contribuição.

3. Qual é o período de transição?

No ano de 2038, os trabalhadores homens vão se aposentar com 65 anos e as mulheres com 62 anos. Nesse meio tempo, existirá um período de transição que vai obrigar os brasileiros e contribuir mais do que esperavam.

Nesse período de transição entrariam os homens a partir de 50 anos e as mulheres com 45 anos ou mais.

4. Como ficará a aposentadoria integral?

Todo trabalhador que se aposentar com o mínimo de 25 anos de contribuição receberá a aposentadoria equivalente a 76% de sua média salarial. Para receber a aposentadoria integral, o tempo de contribuição deverá ser de 49 anos.

5. Como ficarão as pensões?

Acumular pensões por morte será proibido com essa nova reforma e as pensões inferiores a um salário mínimo não serão permitidas.

6. Informações sobre benefícios assistenciais

Com a Reforma da Previdência, os beneficiários de programas que recebiam até um salário mínimo e que possuíam alguma deficiência ou idade superior a 65 anos passariam a receber esse benefício a partir dos 70 anos de idade.

Related Posts