Apesar de todos os problemas em estrutura e questões de ordem acadêmica, as universidades de nível federal ainda estão entre as mais cobiçadas para se ter uma formação superior. Assim é com a Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), uma instituição de ensino superior que, a cada processo seletivo, conta milhares de inscritos não apenas do estado de Pernambuco como também de outras regiões brasileiras.
A UFPE ainda não lançou edital para informar sobre período das inscrições e se tem algum curso novo previsto para chegar agora em 2023, mas já informou que para o próximo ano, os candidatos a um dos milhares de vagas do vestibular vão ter que enfrentar duas etapas de provas, ambas de caráter eliminatório.
Outro diferencial é que as avaliações de português e redação – que vão conter 16 questões – todos os candidatos, que vão concorrer a curso de qualquer área, serão obrigados a fazer. Já as matérias Química, Física, Matemática serão aplicadas na segunda fase, somente para que foram aprovados na primeira etapa.
Este novo processo seletivo vai exigir do candidato mais capacidade de raciocínio lógico e de associar conhecimento. Quem conseguir este diferencial, terá tudo para ser aprovado no vestibular 2023 da UFPE.
O ingresso em uma universidade pública é feito através do Sisu, que utiliza a nota do Enem 2023, então para isso, você precisará realizar a inscrição Enem 2023, fazer o exame e atingir uma boa nota.
Aproveite para conferir a consulta edital ENEM 2023.